"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

E lá pros nordeste !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.


Acordei hoje meio sei lá, e fiquei meditando sozinho pensando em o que poderia ser uma "continuação" pra atualizar o blog, eis que de repente uma melodia vem a cabeça, um som de triangulo, zabumba, pandeiro entra em minha cabeça, e como sou neto de nordestino, precisamente pernambucano do sertão de Exú , vim com a inspiração de começar a dar lenha pra esse estilo que certamente fez parte da minha infância nas festas de familia, com muita música, balanço, farofa e Xaxado ! :)


Forró




O mais interessante na cultura popular pra mim é, sem duvida, a mudança cultural que ocorre em varias regiões de um país. Percebemos isso na lingua, gírias, no modo de literatura, no modo religioso, e claro na música. Vimos que o Brasil vinha desenvolvendo estilos pela influência de nossos colonizadores europeus com a mistura africana, pelos escravos, no começo do século.
Influênciado pelo Xote português com um pouco da Polca européia, o forró começou no começo do seculo XX assim como os outros estilos, em meio a festas, bailes de salão no nordeste do Brasil. Foi criado uma história criativa sobre a origem do nome. No início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade. Mas na verdade a palavra Forró vem da palavra "forrobodó" de origem africana que significa: "arrasta-pé, farra, confusão, desordem".
Chiquinha Gonzaga mesmo em 1912 compôs uma música titulada "Forrobodó".





O Forró se popularizou já por volta de 1949 trazido por Luiz Gonzaga, o gênero começou a ser estilizado por ser um ritmo e dança nordestina. Com a imigração dos nordestinos as grandes capitais o forró começou a se espalhar por todo o territorio.
Luiz Gonzaga sem duvida foi um dos artistas mais importantes do gênero, responsavel pela popularização do Forró ainda popularizou uma variação do estilo chamada Baião. Nascido em Exú, filho de Januário, que também era "Tocadó", sanfonero, Gonzagão desde pequeno já tocava em bailes e nas horas vagas concertava sanfonas. Em 1949 gravou "Forró de Mané Vito" junto com Zé Dantas que foi importante pra popularização do gênero.
Outro artista tambêm importante foi Jackson do Pandeiro, paraibano conhecido como "O Rei do Ritmo", foi tambêm, junto com Gonzagão, responsável pela popularização do Forró. Alceu Valença disse uma vez: "Costumo sempre dizer que o Gonzagão é o Pelé da música e o Jackson, o Garrincha."



Pra finalizar, deixo um video do Arquivo Radiola com um especial ao Luiz Gonzaga !




Por Hoje é isso !!!

Abração

4 comentarios:

Carolina Candido. disse...
1 de agosto de 2009 às 15:28

Engraçado você postar isso bem no dia que eu tava com vontade de dançar um forrózinho.

Lucas Aguilar disse...
1 de agosto de 2009 às 15:42

Sou seu fã parabéns,,,,

Lu Mascari disse...
1 de agosto de 2009 às 17:43

Aaahhh num resisto! Vim aqui deixar minha sétima menor. :D

Beijoooo

Paulo Roberto disse...
3 de agosto de 2009 às 10:23

Obrigado pela visita.
Q bom encontrar um blog que fale de música a ainda mais reverencie o Nordeste, Luis Gonzaga e assim por diante.
Viva O Rei Luis.
Volto com calma pra analisar todo o blog, vou te seguir agora.
abraço!

haaaaaaaa, visite o http://recifemusica.blogspot.com
é meu e anda meio desatualizado.