"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

Les Swing !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.

Tá ! Eu demorei, mas voltei !! fiquei pensando em varias coisas novas, e também aquela preguiça normal de sempre. Mas de volta, com um dos temas longos que irei complementar mais e mais depois. Na verdade quando a questão é o Estilo musical, ele sempre será um assunto longo.
Bom agora volto aquela época antiga de sempre do século XX, mais por volta de 1930 à 1945 mais ou menos. Na verdade a data mostra os artistas que se destacaram na época, por que o estilo musical ainda está vivo.







Sei que alguns olham o nome "Swing" e já imaginam aquela bela "Forma de Amor" que existe, bom na verdade esse "Swing" é uma bela forma de Música que apareceu pelos anos 30 e digo, ai começou a palhaçada !! ehehe O Swing traz as Big Bands, seria numa forma divertida de pensar, o que a música classica fez quando juntou um grupo grande e formar uma orquestra, o Jazz fez como se fosse o mesmo trajeto em estilo diferente, juntou uma diversidade de músicos de Jazz e formou uma Orquestra Popular. Alguns com 3 Trombones, 4 Trompetes, 6 Saxofones, 2 Flautas, Guitarra, Baixo, Bateria, Piano, Percussão alguns incluiram Vibrafones, e etc. Varia muito do gosto do Diretor da Orquestra, no caso, as Big Bands.
Outra coisa que apareceu junto com o movimento foram os, vamos dizer, Show Man. Como o estilo tem uma caracteristica bem alegre, pulsante, e ótima para dançar, apareceram muitos artistas com bom humor, e muito talento. é o Caso de Fats Waller, compositor de um sucesso no Jazz e na época chamado "Ain't Misbehavin", nova iorquino nascido no Harley, aprendeu piano na Igreja ótimo pianista, compositor e Humorista, faz participaçao no filme "Stormy Wheather".




Outro artista bem importante e marcante na historia do Swing foi Benny Goodman, de chicago filho de pobres imigrantes judeus da Polônia. Ele é o músico branco mais popular na história do Jazz. Clarinetista, compositor, arranjador de inumeras canções para Big Bands como "Sing Sing Sing", "Moonglow", "Stompin' at the savoy".
Duke Ellington também foi um dos grandes da história do Jazz e Swing, foi condecorado com a "Presidential Medal of Freedom" (Condecoração Americana), foi o primeiro músico de Jazz a entrar para a Academia Real de Música de Estocolmo (site em inglês), recebeu uma condecoração francesa também. Uma das maiores influências do Jazz e de arranjos populares para Big Bands. Seria, numa divertida comparação, o Tom Jobim deles. ehehe
Deixou grandes obras, até dizia um crítico americano, que todo americano, mesmo sem saber, já escutou muitas musicas de Duke Ellington, até sem conhecer-lo.



Bom por enquanto é isso !!!


Abrações

1 comentarios:

Lu Mascari disse...
24 de julho de 2009 às 02:59
Este comentário foi removido por um administrador do blog.