"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

O Rei e mestre Babo !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.

Hj vou começar já copiando um texto de um Disco de Vinil que tenho em casa que tem uma introdução genial pro tópico de hoje.

"Que estranho poder de percepção leva um sujeito a propor ao Compositor de um samba-canção já pronto, apresentado num espetáculo de revista musical, que seja modificada toda a letra, inclusive o título - de Esse Mulato Vai Ser Meu para No Rancho Fundo -, transformando-o praticamente numa outra música, e, apartir daí, eleva-lo â categoria de um dos maiores clássicos da MPB?..... ... Como se aplica que um leigo em tecnica musical modifique varios compassos da melodia, altere a letra e mude, novamente o título (de Mulata para O Teu Cabelo Não Nega), acabando por dar-lhe todo o potencial para ser o eterno Hino do carnaval brasileiro !?
Falando em hinos, que tipo de inspiração pode-se esperar de um fanático torcedor do America Futebol Clube, que decide compor, um a um, com igual empenho e com uma semana de intervalo, os hinos de todos os grandes clubes de futebol do Rio de Janeiro? ... Esses e mais uma infinidade de episódios antológicos, tão bem documentados na obra de Suetônio Soares Valença, só poderiam ser vividos por um artista não apenas perceptivo, mas fundamentalmente intuitivo."
- texto de Zuza Homem de Melo -




Pra mim, o texto que deixei acima já diria tudo sobre Lamartine Babo, compositor, formado em ciencias juridicas e sociais, personagem de muito humor e carisma da famosa Época de Ouro (que falarei logo sobre.) nos anos 30 por ai, época que a música brasileira tem sua primeira grande fase.
Com 13 anos, compôs sua primeira valsa: Torturas de Amor, estudou músca religiosa no Colegio Pedro II, aos 20 anos compôs uma Operetta chamada: Cibele. Instruido por seu amigo Eduardo Souto, descobriu o fértil campo das marchinhas carnavalesca, e tornou-se ai um dos mais populares músicos brasileiros.
A música sempre veio seguida do entretenimento, como já disse outras vezes, Lamartine foi um dos casos que se envolveu muito com isso, compôs alêm de Marchinhas de carnaval, Hinos de Times de futebol, e não foram poucos. America de coração, mas como um ótimo compositor, entrou no espirito dos outros times pra compor suas músicas, e pasmem, os hinos do Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, America, Bangu, São Cristovão, Olaria, Bonsucesso, Madureira e do extinto Canto do Rio, são de composição dele, todos compostos em 1949, após ter sido desafiado pelo dono de uma gravadora a fazer os hinos para os principais clubes cariocas.



Com um bom humor incrivel, Lamartine era praticamente um comediante musical, sempre com trocadilhos e piadas, em uma entrevista afirmou: "Eu me achava um colosso, mas olhando no espelho, vi que não tenho colo, só osso !". Numa outra, o entrevistador pergunta qual era a maior aspiração dos artistas do broadcasting, Lalá não vacila: "A aspiração varia de acordo com o temperamento de cada um... Uns desejam ir ao céu... já que atuam no éter... Outros ‘evaporam-se’ nesse mesmo éter... Os pensamentos da classe são éter... ó... gênios..." - valeu-lhe o título de O Pior Trocadilho de 1941.
Na canção "Canção pra inglês ver", uma obra Espirituosa, critica, brincalhona, é uma sátira ao uso de palavras e expressões estrangeiras que se tornou moda em nós. Rimas absurdas como "I love you" com "Itapiru", "Independence day" com "Me estrepei" ou "I Shell" com "Manuel". Esse tipo de crítica as misturas de expressões estrangeiras tambêm foram feitas depois por Noel Rosa tambêm em "Não tem tradução" e por Assis Valente em "Good-bye, Boy" e outros.
Outra historia interessante é na musica "Rancho Fundo", composta inicialmente por Ari Barroso e J. Carlos, que foi escrita para uma revista onde J. Carlos era autor da mesma. Com o título original de "Esse Mulato vai ser Meu" subtitulado "Grota Funda", com trechos assim: "Na Grota Funda/Na virada da montanha/ só se conta uma façanha/ do mulato da Raimunda." Lamartine não gostou da versão e autorizado por Ari Barroso, trocou a letra e o Titulo, coisa que J.Carlos não gostou, que julgou a rejeição de sua letra uma desfeita, rompendo com Ari Barroso.





É isso galera !!!


Abração

Swingando mais um pouco !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.


Lembrando que ao lado eu deixo separado os links pelos estilos musicais se querem rever algum post antigo ou pesquisar alguma coisa num estilo especifico, ao lado tem o "Indice de Estilos".
Continuando um pouquinho mais no Swing, que foi o que falei no ultimo post queria deixar mais algumas coisas aqui, e principalmente mais uns videos que gosto muito.



Em Nova York por volta dos 30, quando começou a surgir o Swing, era o momento das grandes casas de danças que era batizado de "Music Hall", mas de toda Nova York a maior parte estavam situados no Harlem, o bairro onde estavam os negros, e era chamado "A Paris Negra". :) A paixão pelo blues estava começando a esvair-se. Uma das casas noturnas, chamada Savoy, estava no auge, onde muitos iam dançar foi considerado o mais belo salão de baile do mundo, ali iam os melhores bailarinos do Harlem pra ali se divertir com as melhores bandas da região. Até o preço era barato, você conseguia por um dolar e meio ver as batalhas de Big Bands, como eram chamado, onde tocavam duas orquestras de Jazz. A Dança era o "Limpy Hop", uma dança bem dificil ao som das Big Bands, com acrobacias, jogadas do parceiro pra tudo que é lado.
Importante lembrar que todo estilo é uma evolução de alguma coisa e tambêm da necessidade da evolução do Entretenimento. Sempre tem a ver com a dança ou com qualquer outro tipo de entretenimento, no caso até no caso de um estilo de música sair do gosto popular pra um gosto mais requintado, o que aconteceu muito na música classica também, de existir valsas para bailes ou concertos complicadissimos que poderiamos até concluir que são para refletir.





Alguns outros contribuidores para o Swing foram, Count Basie, Lionel Hampton, Stan Kenton, Woody Herman, Glenn Miller.




Isso ae por enquanto

Valeu

Les Swing !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.

Tá ! Eu demorei, mas voltei !! fiquei pensando em varias coisas novas, e também aquela preguiça normal de sempre. Mas de volta, com um dos temas longos que irei complementar mais e mais depois. Na verdade quando a questão é o Estilo musical, ele sempre será um assunto longo.
Bom agora volto aquela época antiga de sempre do século XX, mais por volta de 1930 à 1945 mais ou menos. Na verdade a data mostra os artistas que se destacaram na época, por que o estilo musical ainda está vivo.







Sei que alguns olham o nome "Swing" e já imaginam aquela bela "Forma de Amor" que existe, bom na verdade esse "Swing" é uma bela forma de Música que apareceu pelos anos 30 e digo, ai começou a palhaçada !! ehehe O Swing traz as Big Bands, seria numa forma divertida de pensar, o que a música classica fez quando juntou um grupo grande e formar uma orquestra, o Jazz fez como se fosse o mesmo trajeto em estilo diferente, juntou uma diversidade de músicos de Jazz e formou uma Orquestra Popular. Alguns com 3 Trombones, 4 Trompetes, 6 Saxofones, 2 Flautas, Guitarra, Baixo, Bateria, Piano, Percussão alguns incluiram Vibrafones, e etc. Varia muito do gosto do Diretor da Orquestra, no caso, as Big Bands.
Outra coisa que apareceu junto com o movimento foram os, vamos dizer, Show Man. Como o estilo tem uma caracteristica bem alegre, pulsante, e ótima para dançar, apareceram muitos artistas com bom humor, e muito talento. é o Caso de Fats Waller, compositor de um sucesso no Jazz e na época chamado "Ain't Misbehavin", nova iorquino nascido no Harley, aprendeu piano na Igreja ótimo pianista, compositor e Humorista, faz participaçao no filme "Stormy Wheather".




Outro artista bem importante e marcante na historia do Swing foi Benny Goodman, de chicago filho de pobres imigrantes judeus da Polônia. Ele é o músico branco mais popular na história do Jazz. Clarinetista, compositor, arranjador de inumeras canções para Big Bands como "Sing Sing Sing", "Moonglow", "Stompin' at the savoy".
Duke Ellington também foi um dos grandes da história do Jazz e Swing, foi condecorado com a "Presidential Medal of Freedom" (Condecoração Americana), foi o primeiro músico de Jazz a entrar para a Academia Real de Música de Estocolmo (site em inglês), recebeu uma condecoração francesa também. Uma das maiores influências do Jazz e de arranjos populares para Big Bands. Seria, numa divertida comparação, o Tom Jobim deles. ehehe
Deixou grandes obras, até dizia um crítico americano, que todo americano, mesmo sem saber, já escutou muitas musicas de Duke Ellington, até sem conhecer-lo.



Bom por enquanto é isso !!!


Abrações

O Samba por Ismael Silva !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.


Pesquisando mais umas coisas sobre o Samba aqui na internet, me deparei com um ótimo Video sobre Ismael Silva, um sambista da época de ouro do Samba.




Carioca, Boêmio, Condenado a 5 anos de cadeia onde cumpriu 2 anos somente por bom comportamento depois de atirar em Edu Motorneiro, um frequentador da Boemia carioca. Teve muitas musicas de sucesso gravadas por Francisco Alves, Aracy de Almeida e outros, compositor típico da Estácio, foi uma das maiores celebridades de fins da década 20 até o inicio da 2º Guerra Mundial.
Ismael Silva foi o 1º dos malandros criadores do Estácio a se tornar um profissional da maquina de produção para discos e para rádio. Depois de compor uma de suas primeiras canções de exito, teve a ajuda de Francisco Alves, cantor de exito da época, e bem malandro.
Como de praxe, e bem inteligente, Francisco prometeu a Ismael Silva, assim como havia feito com Noel Rosa, que ele gravaria todas as músicas de Ismael se ele colocasse seu nome como parceiro na composição. Com muito exito e muito sucesso, e alguns outros parceiros como Noel Rosa, Ismael deixou perólas pro Samba como as canções "Se você jurar", "Adeus", "A razão dá-se a quem tem", "Antonico", e outras.