Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.
Voltei de viagem e pensando nas cotinuações possíveis e interessantes pro blog. Já passamos por alguns estilos, nenhum muito detalhado, mas uma pincelada geral em alguns, e agora quero fazer o mesmo, fazer um breve introdução em outro estilo muito importante pra nossa história brasileira e primeiro lugar, e também um estilo que em 2005 se tornou Patrimônio da Humanidade da Unesco.
Samba é um gênero musical e um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil e é tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional. (Wikipedia)
Acredita-se que a palavra Samba venha de um derivado da Palavra africana "Semba" (Umbigada), palavra africana de origem de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte de escravos do Brasil.
O samba, como todos os estilos, já vinha sendo tocado de uma certa forma no começo do seculo 20, até diriamos que foi uma transfomação ou variação do choro/chorinho, que já expliquei mais ou menos antes. Também vinha de misturas de outros ritmos como o maxixe, o lundu a polca.
Com o crescimento da população negra no Rio de Janeiro, oriundos de várias partes do Brasil, e o crescimento das favelas nos arredores das cidades, a comunidade negra das favelas se reuniam sempre em festas, em movimentos nas casas das baianas, onde se reuniam para comer e cantar e fazer rituais tipico dos escravos, assim como o Candomblé ou Afoxé.
O Samba já era executado no começo do seculo 20, numa forma meio "amaxixada", mas teve seu marco zero em 1917 com a composição "Pelo Telefone" samba de Donga e Mauro de Almeida, consideirada o primeiro samba a ser gravado. Apesar de suas polêmicas sobre a genuidade da Autoria. Na verdade "Pelo Telefone" foi um samba de roda que provavelmente foi composta em grupo numa das tradicionais reuniões em casas, essa exatamente na casa da "Tia Ciata". Na verdade "Pelo Telefone" teve um outro marco historico; até 1917 não se faziam músicas para o carnaval, o sucesso de "Pelo Telefone" despertou a atenção dos compositores, que passaram a fazer sambas e, logo em seguida, marchas carnavalescas.
0 comentarios:
Postar um comentário