"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

E o Brasil ?

Comecei o falando sobre o Ragtime; a minha intenção não é seguir uma ordem cronológica e sim, complementar informações e videos com todos. Mas como comecei falando de um estilo musical americano do final do seculo XIX, fiquei com a atenção voltada pra lá e quero começar esse assunto não com um estilo musical em especial.

Como eu falava do Ragtime (1890 - 1910), agora quero botar a questão: E o que acontecia no Brasil nessa época ?

Começo do seculo, o Brasil já vinha de caracteristicas que predominavam no final do seculo 19, com valsas, modinhas, cançonetas, chótis, polca. Assim como os outros continentes americanos, o Brasil vinha com a tradição da música européia, classica ou de salão e a mesma predileção pela música de piano. A maior novidade no começo do seculo XX foi o advento do disco brasileiro em agosto de 1902.
Se destacavam entre os compositores da época, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Narzareth, Anacleto de Medeiros e Catulo da Paixão Cearense.




A parte mais interessante nesse assunto pra mim, é comparar o Choro que Ernesto e Chiquinha Gonzaga faziam com o Ragtime, que eu falei no post passado ! Explico.
O Ragtime segue uma forma de metrica musical parecida com o Choro, principalmente o choro dessa época. Sempre se toca a 1ª estrofe duas vezes depois uma 2ª parte duas vezes, depois repete a 1ª parte uma vez e depois a 3ª parte e as vezes uma 4ª. E se assemelha por ser uma musica dançante pro começo do seculo mas com caracter dificil. Poucos conseguiriam sair tocando um "Odeon" numa festinha do começo do seculo num piano; e creio q muito menos um "Maple Leaf Rag".

Bom, mais ou menos conheceram o Ernesto Nazareth por pouco que falei. Ele era um pianista, que dizem as lendas e fofocas que sobreviveram esses anos, que ele ia estudar piano num bar perto de casa, e era frustrado por que queria ser igual ao Mozart, e foi, bom mas são fofocas e não verdades. Mas ficou louco no fim da vida, fugiu do manicômio e foi encontrado morto afogado numa cachoeira próxima. Nos deixou 211 musicas, entre elas "Odeon", "Brejeiro", "Escorregando", "Apanhei-te Cavaquinho", e outras

Chiquinha Gonzaga já todo mundo sabe um pouco mais dela, alías nem faz tanto tempo q teve um seriado na Globo falando da vida dela, ou faz ?!?!?! Pianista também, a 1ª mulher a reger uma orquestra no Brasil, a 1ª chorona do Brasil também, a 1ª pianista de choro e a 1ª mulher a compor uma machinha de carnaval (Ô Abre Alas - 1899), fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais, compos cerca de 2 mil composições entre valsas, polcas, tangos, lundus, maxixes, fados, quadrilhas, mazurcas, choros e serenatas.




Vou falar dos dois e mais esse que não pode passar batido por nada. Sabe aquela canção q seu pai aprendeu quando era pequeno, que seu avó aprendeu quando criança, você tamém aprendeu quando criança. Essa canção pode ser de Catulo da Paixão Cearense. Autor de varias canções e poemas, parceiro de música com Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Anacleto Medeiros e outros. Boemio, morreu na Pobreza, fez o que creio que todo compositor almeja fazer. Compôs uma música que praticamente Todos conhecem e ninguêm sabe quem compôs. Luar do Sertão foi seu HIT, ainda tocada até hoje em algum bailão sertanejo ou Rodeio. :) Compôs também "Flor Amorosa" que também é tocada em grupos de choro até hoje.

3 comentarios:

J disse...
2 de junho de 2009 às 20:48

To adorando Kleber, não desista!!! Muito boa essa "aula" ...

Make up disse...
2 de junho de 2009 às 23:28

yamandu é mestre!
muito legal o blog Kleber
beijao
Yumi

Unknown disse...
3 de junho de 2009 às 00:11

Meninooooooooooo q blog + culto...

uauuuuuuuuuuuuuuuu!!

adoreiiiiiii...

hehehehehhehehe =DD

eu gosto de Chiquinha Gonzaga!!!

E tb vi o seriado...

hahahahahhahahaha =DD

=******** lindão!!!

Priuuu =DD