"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

All That Jazz !!

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.


Já Falamos sobre, Ragtime, começo do sec. 20 no Brasil e Chorinho. É claro que vou continuar nessa época. :) Mas agora quero envolver bem resumidamente, eu diria, dar uma introdução rápida, no estilo que mais influênciou a música moderna do século 20; o Jazz. Esse estilo é muito grande de se falar, por isso, vou fazer essa pequena introdução para poder detalhar mais depois.




O Jazz veio se desenvolvendo no começo do século XX, com influências de diversas tradições musicais e principalmente da afroamericana, teve varias concepções conforme os anos, e foi se desenvolvendo em milhões de vértices paralelos. Podemos dizer que quase todo tipo de música atual tem um dedo do Jazz.
A origem da palavra Jazz é incerta, sabe-se que era uma gíria americana do final do século 19, dizem que era dita para Casas de prostituição ou lugares de baixa qualidade. Bom mas não se sabe na verdade o que significava. Mas a palavra Jazz foi atribuida ao gênero somente depois de 1915, até mesmo certos músicos como Earl Hines dizia que tocava piano antes da palavra Jazz ser inventada.
O Jazz passou por varias subdivisões desde o começo, estilos como Ragtime, New Orleans, Dixieland, Chicago, Swing, Bebop, Cool Jazz, Hard Bop, Free Jazz, Jazz Rock, Fusion e como o Jazz foi influênciando o Mundo chegou ao Latin Jazz, Jazz Brasileiro até Tangeros como Astor Piazzola foram influênciados pelo Jazz. Bom que dizer da Bossa Nova !? O Nosso Samba Jazz da época. :)





Muitos compositores foram importantes pra esse estilo, cada um seguindo um tipo de estilo. O Jazz pode-se dizer que também sendo música para bailes e festas como o Dixieland, Swing, Ragtime, Também pode ser visto pelo lado mais virtuoso, alternativo e analisado musicalmente como o Bebop, Hard Bop, Free Jazz. Podemos dizer que o Jazz tem uma Discografia pra agradar Músicos e Aficionados até não-músicos. Desde músicas cantadas, swingadas, com letras bonitas, engraçadas até instrumentais lokos sem pé nem cabeça ou até mesmo a mistura do Rock com Jazz, Samba Jazz, Tango Jazz, Latin Jazz.




Como disse, esse assunto vai pra daqui a muuuuito mais. Aproveitem os Videos e Links que estão por ai escondidos.

2 comentarios:

Lu Mascari disse...
5 de junho de 2009 às 00:05

Muito bem escrito, muito bem selecionado... A leitora assídua aqui adora. hehehe

Beijocaaaaaaaaaa!

Unknown disse...
6 de junho de 2009 às 15:46

Oxeeeeeeeeeeee...

Curto mto Jazz!!!

Adoreiiiiii exe post!!!

hahahahahhahaha =DD

A cantora q + curto eh Madeleine Peyroux!!!

Tu gosta Klebinho???

=******** querido...

Priuuu =DD