"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

El Chorinho Brasileño !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.


Ainda vou continuar no começo do século 20, que é a melhor forma de entender muitas transições posteriores não ?! Engraçado saber que já estamos em um novo século, e novas mudanças vem aparecendo conforme as novas tecnologias.
Relembrando que comecei pelo Ragtime (1890 - 1910), fiz uma análise sobre o que acontecia pelo Brasil nessa época também. Seguindo a linha dessa época vou continuar abrasileirando o Papo e Falar resumidamente de um estilo musical brasileiro que vai ser alvo de mais muitos posts futuramente, e definitivamente o primeiro estilo popular urbano brasileiro.





Choro - Chorinho

Surgiu mais ou menos em 1870, onde ainda não era um estilo original, na verdade deveria ser uma forma abrasileirada de tocar as músicas estrangeiras que tínhamos como Valsas, Xotes Europeus e Polcas. Assim como foi a Historia do Jazz/Blues também, que eram formas africanas de cantar as músicas regionais e religiosas da época.
O Flautista Joaquim Calado é considerado praticamente um dos "pais" do choro, ele adaptou dois violões e um cavaquinho pra acompanharem seus solos de flautas e improvisos em cima das melodias.
Definitivamente como eu disse no post anterior, a diferença técnica é impressionante pra uma música que teria o intuito de ser dançadas, não é qualquer um que pode chegar em uma festa sentar em um piano ou pegar um violão e sair tocando um choro. O Choro esta situado entre a fronteira do Popular com o Erudito e em nada destoa se interpretada por um concertista como Arthur Moreira Lima, ou um chorão como Waldir Azevedo.




Muito se mudou no choro, muitos compositores passaram por ele, e ainda passam pois não é um estilo musical extinto; aliás, é um estilo musical bem vivo em nosso cotidiano. Pra quem vive em São Paulo, por exemplo, pode ir num sábado a tarde na Praça Benedito Calixto apreciar um dia com chorinho e uma feira também, muitos "Clubes do Choro" existem por aí em todo Brasil.

Vai alguns dos compositores que fizeram esse estilo ser imortal:

Patápio Silva, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Radamés Gnattali, K-Ximbinho, Garoto, Villa-Lobos, Zequinha de Abreu, André V. Corrêa, Waldir Azevedo, Dilermando Reis, Benedito Lacerda, Pixinguinha, João Pernambuco, Altamiro Carrilho, Laercio de Freitas, entre Outros.

2 comentarios:

Unknown disse...
4 de junho de 2009 às 19:06
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
4 de junho de 2009 às 19:06

Carambaaaaaaaaaaa mto legal tudo ixo pow...

Eh mto bom saber a "origem" de tudo!!!
=DD

"Klebinho naum eh soh 1 corpinho bonito...Eh mta cuca no lanceeeee..."

hehehehehehheheh =DD

E exa música "lamento" eu adouuuuuuroooooo!!!
Mto bom exe video...
Num tinha visto...
=/

=******** lindão!!!!

Priuuu =DD