"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

Seculo XX Popular

A música sempre passou por várias transformações e períodos Durante os seculos foram sendo criados formas, estilos e modos de escritas e varias maneiras para catalogar músicas e de uma certa forma "perpetuá-las". Eu quero abrangir nesse blog mais a música popular do seculo XX pra cá. E pra começar nada mais justo e certo que falar sobre um dos estilos que praticamente foi o "Pai" do começo histórico do Jazz, mas que influenciou muitos outros estilos também, incluso a musica brasileira, e ainda hoje é muito tocando e ensinado por ai.

Ragtime




No final do seculo 19 era comum os bailes de salão, operetas, salas de concerto essas famosas festas de salões que já existiam antes com estilos de músicas clássicas mas com proposito de levar as pessoas a dançar. Paralelamente estava no auge dos salões da sociedade um gênero de entretenimento chamado Vaudeville que trazia músicos, cantores, bailarinos, acróbatas, palhaços para esses bailes. Um pouco depois começaram a substituir Bandas por Piano do estilo Ragtime, que é a forma que as bandas tocavam nos bailes, como uma marcha.
O Ragtime ficou bem característico por suas peças para Piano, mas eram tocadas por bandas tradicionais de Ragtime, com banjo, clarinete, trompetes e outros.
A característica marcante do Ragtime, no piano por exemplo, é seu acompanhamento de mão esquerda (Base), que é executado baixo e depois acorde, chamado de Stride Piano também.




Bom, dos compositores mais destacados no Ragtime Scott Joplin foi sem dúvida o mais "famoso" na história do Ragtime, Compositor do Hit "The Entertainer", que foi famoso mais na atualidade com o filme "Golpe de Mestre", e outras composições famosas na época como "Maple leaf rag", "The Cascade" e outros. Outros compositores também se destacaram, entre eles Buddy (Charles) Bolden.




0 comentarios: