"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

No Principio era o Blues !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.

A música é uma linguagem e, como esta linguagem é feita de sons e não de palavras, acredita-se geralmente que todo mundo deve compreende-la obrigatoriamente, o que há muito deixou de ser verdade. (Henry Barraud - frase do Livro "Para compreender as músicas de Hoje - edição 1967)
Se em 1967 já se pensavam assim, imagine o que estamos precisando hoje !? A música tem saído de sua função original e ido para outros caminhos. Estamos nós mais preocupados com o Entretenimento do que o Conhecimento !?!?!? Só compreenderemos o que passa hoje em nossa música se entendermos o que passou antes e compararmos a diferença entre uma época e outra.
Fim do século XIX, muitas coisas vinham acontecendo na sociedade; e muitas mesclas de culturas começaram a marcar na história da sociedade. Muitas são as histórias e boatos sobre como tudo começou, mas sabemos que tudo começou ai.








São varias as histórias que se remontam na criação do Blues, fora que já sabemos que é uma clara mistura do canto espiritual triste dos negros escravos com a mistura harmonica básica da música classica. Uma história super interessante contada é que, como os negros tinham um sistema de tons um pouco diferente do sistema Europeu, (sistema de tons que conhecemos como Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si),e como eles iam as igrejas protestantes nos Estados Unidos e ouviam os Hinos religiosos de Harmonia tradicional cantado nas igrejas, eles acabaram adaptando o sistema "novo" deles na Harmonia tradicional de hinos. Como se eles ouvissem o Famoso "Gloria, Gloria Aleluiaaaa ..." e na hora que eles tocavam soava esse estilo que já nos acostumamos a ouvir, que é o Blues.
Bom, de qualquer modo ele foi, é e será o estilo que mais influenciou, influencia e influenciará os estilos modernos ! basta tocar duas ou três notas para notar argumentos de blues quando utilizada em uma musica qualquer.





O Blues tem a caracteristica de simplicidade em seu Ritmo, Sensual e vigoroso, e em sua Harmonia e em suas poesias que basicamente falam sobre aspectos populares como religião, traição, amor, sexo e trabalho. Alías, tudo no Blues é bem popular. O que define popular ? Algo de fácil assimilação por qualquer pessoa, mesmo que não conheça nada de música. Com uma melodia marcarte, harmonia facil, ritmo compassado e facil de ser lembrado.
Muitos contribuiram pra que esse estilo no começo, uns ainda vivos.
São alguns deles: Muddy Water, W.C Handy que dizem ser o Pai do Blues e "compositor" do 1º Blues de sucesso "St. Louis Blues" (detalhe que essa música é bem Negro Spiritual, o cantor canta o refrao e o coro responde), Blind Lemon Jefferson, William Lee Conley, Bessie Smith, B.B King, Ray Charles, e outros mais.





Bom, Já sabem que esse post é apenas uma introdução a esse largo estilo musical que vem ainda balançando um publico gigantesco e influenciando desde o Rock até o Brega.

Abraços

1 comentarios:

Lu Mascari disse...
26 de junho de 2009 às 01:47

Parabéns pelo blog, lindão! Tá muuuito bom... Vc tá abordando temas maravilhosos, e levando cultura pra uma galeera!!

Beijoooooos