"BACK TO THE ROOTS"

A música sempre teve seus encantos, gostos, fases, momentos em todo o tempo. Conforme os anos ela foi mudando, algumas vezes originalmente e algumas vezes desenvolvida por outros estilos e expressões artisticas. Aqui quero mostrar um pouco dessas mudanças e "Linha do Tempo" Musical.

Nossa Bossa !

Lembrando que cada nome de compositores que cito, terá um link pra wikipedia ou outra fonte interessante pra quem quiser saber mais, e toda música citada também é um link do Youtube, se essa música existe lá Claro.


Já fazem uns dias que não atualizei o blog, mas voltamos por aqui ! Espero que estejam gostando dos super resumos que tenho feito. Ao lado deixei separado por estilos, é só clicar nos estilos desejados.
Eu até agora falei do começo do seculo XX, mais ou menos até 1919. Como já disse anteriormente, não vou seguir uma ordem cronológica, apenas dar informações importantes de varios pontos da música atual. Então preparem-se pro Jazz ao Rock and Roll. :)
Vou pular pro final da decada de 1950, onde apareceu depois de um tempo o estilo musical que Pariu o Brasil, como diria Tom Zé. O estilo que mostrou o Brasil como um país rico musicalmente.






Com a difusão do Jazz no mundo, e no Brasil o Samba, Choro, Marchas, os Cantores de Radios aqui no Brasil, como Francisco Alvez, Orlando Silva. A música brasileira, assim como todas as outras, foi começado a ter suas mutações. Coisa super normal em qualquer coisa. Jovens do Rio de Janeiro, músicos, amantes do Samba, Choro, do desenvolvimento Harmonico que vinha acontecendo no Jazz, começaram a "sem querer" misturar as influências que tinham, começa a aparecer Fusões de culturas, que acabaram se fundindo a um estilo totalmente diferente. A bossa nova traz sua diferença sendo a mistura das Harmonias já complicadas do Jazz e seu ritmo já marcado do Samba. Apareceu no Rio de Janeiro já em meados de 1958, onde amigos se encontravam em casa, fazendo reuniões, festas, bebedeiras, ou saiam pra pescar, compôr, etc...
Pode-se dizer que a Bossa Nova, ao contrario de alguns outros estilos musicais, veio de um "berço" de alta classe. Diplomatas, filhos de politicos, advogados, etc...





A Bossa nova foi lançada pelos críticos em 1958, com a gravação de um Disco de João Gilberto com 2 músicas. Chega de Saudade de Tom Jobim e Bim Bom de João Gilberto. Esse disco tem uma história interessante. Dizem que o termo "Bossa Nova" ainda não existia, era tudo samba em teoria. A critica caiu em cima desse disco dizendo mais ou menos assim:
- "O que acontece com esse João Gilberto? Ele toca uma música de Harmonia muito diferente e ainda mais é desafinado ! E que estilo de musica é isso !? Não é Jazz. Nem um Samba ! O que é isso afinal ?"
Como resposta, no mesmo ano Tom Jobim compôs a canção "Desafinado" e respondeu a critica em Alta classe. Na Canção é a 1ª vez que aparece o termo "Bossa Nova". Bossa era uma expressão que saiu de uma música de Noel Rosa chamada "Nossas Coisas" que dizia:
"No samba há prontidão e outras Bossas.....", e que acabou sendo usado como expressão para Molejo, swing, gingado. Na canção "Desafinado" Tom Jobim responde com uma Harmonia bem complexa, o que tinham sido criticado antes.

"Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu --- (Ouça e veja que nessa estrofe a melodia é bem Jazistica.)


Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural - (Aqui aparece pela 1ª vez o nome do estilo.)

O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração
Fotografei você na minha Rolley-Flex
Revelou-se a sua enorme ingratidão

Só não poderá falar assim do meu amor
Este é o maior que você pode encontrar
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados também bate um coração"




Bom, esse post vai ter continuação logo, por que esse tema tem muito que ser falado, e alías é meu favorito !! :)

abração

1 comentarios:

Lu Mascari disse...
3 de julho de 2009 às 03:12

Favorito também. Num conhecia a história do nome... bom saber :D

Beijosssss ^^